Saturday, May 05, 2007

Rescaldo verde

Coluna Carlos Damião ; 5/5/2007


O Diário Catarinense de hoje publica uma entrevista exclusiva com a delegada federal Júlia Vergara, que comandou a Operação Moeda Verde. Da matéria, destaco uma frase:

"A delegada afirmou que Juarez Silveira fala muito e isso facilitou as investigações. Em nove meses de investigações foram interceptadas 150 mil ligações".


No dia em que a operação foi deflagrada (quinta-feira), o que nos chamou atenção, além da lista de peso-pesados da economia local, foi a desenvoltura profissional e a pouca idade da delegada Júlia Vergara. Numa roda de amigos, enquanto ela falava à imprensa, chutamos: "Ela não tem 30 anos".


Está nos jornais de hoje o que disse o governador Luiz Henrique sobre a Operação Moeda Verde: Santa Catarina pode perder grandes investimentos e Florianópolis ser condenada à favelização total. Faço questão de transcrever o que publicou Moacir Pereira em sua coluna no DC, reproduzindo o que disse LHS:

"A sociedade catarinense tem que decidir se quer desenvolvimento ou favelamento - prosseguiu. Precisa refletir se deseja mais favelas do Siri ou hotéis de bandeiras internacionais que gerem empregos e melhorem a vida das famílias".

Embora o governador tenha exagerado em algumas tintas, no conjunto ele não deixa de ter razão num aspecto: precisamos nos organizar, dentro da lei, para que Florianópolis cresça de forma sustentável.

Dentro da lei, governador, dentro da lei, não só quanto aos grandes empreendimentos, mas também às favelas que ocupam dunas, praias, morros e áreas de Mata Atlântica. Sub-habitações que são toleradas pelas autoridades municipais... Vocês sabem muito bem por quê.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home