Friday, May 04, 2007

A cidade ilegal

Coluna Carlos Damião ; 4/5/2007


"Florianópolis é uma cidade absolutamente ilegal". A frase foi dita pelo diretor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Ildo Rosa, à rádio CBN-Diário hoje. Segundo o diretor, que é delegado federal licenciado, de 58% a 60% das obras realizadas na cidade são ilegais, ou seja, não respeitam nenhum tipo de norma.

A verdade é que Florianópolis vem sendo destruída gradativa e impiedosamente há mais de 30 anos, em especial por causa da ganância de alguns, que não respeitam as leis e as condições ambientais da capital catarinense.

Quem destrói a cidade? Olhe ao seu redor, leitor. Dê um pulo na Lagoa da Conceição. Verifique, em algumas ruas, o que aconteceu com a ocupação do solo. Veja se dá para criticar ou lamentar o que houve na Praia da Pinheira (Palhoça), sempre citada como péssimo exemplo de ocupação irregular (lá não houve zoneamento, houve zona pura e simples). Não há diferença. O que fizeram na Lagoa é o mesmo que fizeram na Pinheira: destruíram o patrimônio natural, ignorando não só a legislação ambiental, como também qualquer regra urbanística. Há casas penduradas em casas; construções avançadas pela restinga, pela areia etc. e tal. O mesmo se dá em partes de Ingleses, Canasvieiras, Campeche, Rio Vermelho...

Quem responde por tudo isso? Os 19 que foram presos pela Polícia Federal ontem? Certamente que não. Entre eles pode estar uma parcela da responsabilidade pelo caos urbano em que nos enfiamos. Mas não está toda a culpa, sejamos justos. A coisa não começou ontem. E só vai parar se a comunidade, o Ministério Público, a Justiça Federal e a Polícia Federal mantiverem os olhos bem abertos. Porque, das autoridades constituídas – as democraticamente eleitas –, nós já não podemos esperar mais nada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home